quinta-feira, 22 de março de 2012

22 de março: Dia Mundial da Água


Água: recurso natural em escassez

Considerada pela Declaração Universal dos Direitos da Água como “parte do patrimônio do planeta”, a água vem-se transformando cada dia mais em um bem escasso. Apesar de o Planeta Terra ser formado por mais água do que terra, ainda não é o suficiente para que ela seja infinita.

Segundo pesquisas feitas pela ONU (Organização das Nações Unidas), aproximadamente 70% da superfície terrestre é coberta por água, mas apenas 2,5 % dessa água é doce, ou seja, apresenta potencial adequado para o consumo direto. Porém, menos de 1% está disponível ao homem. O Brasil detém 11% desse recurso, tanto em suas bacias hidrográficas quanto em seus aqüíferos subterrâneos. Dados como esse, levam cientistas e pesquisados a acreditarem que, em um futuro bem próximo, faltará água potável.

A importância da água para a vida humana levou a ONU a criar o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, sendo regulamentada pela Resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, em Assembléia Geral das Nações Unidas. Desde então, o 22 de março passou a ser oficialmente o Dia Mundial da Água celebrado no mundo inteiro. Criada para desenvolver um momento de reflexão, conscientização, mobilização e elaboração de medidas em prol da água, a data é um convite para que todos reflitam sobre seus próprios hábitos relacionados com a água.

Não só em 22 de março, mas também nos outros 364 dias do ano, é preciso observar e adaptar certos costumes ao nosso dia-a-dia, como por exemplo, fechar a torneira ao escovar os dentes e ensaboar a louça; usar balde, ao invés de mangueira, para lavar o carro; aproveitar a água da lavadora de roupas para limpar a calçada; não jogar lixo em riachos e nascentes de rios; fiscalizar a ação de indústrias que despejam seus dejetos em rios, lagos e riachos; entre outras.

Se cada um fizer a sua parte, tão cedo não teremos que enfrentar o problema de falta de água no Planeta Terra.

Nenhum comentário: