terça-feira, 19 de setembro de 2017


A Natureza e as crianças.

Olá, Maritaqueiros!!

Hoje vamos falar sobre um tema muito importante para todos os papais e mamães que nos acompanham: A importância do contato com a natureza para as crianças.



No Brasil, são muitas as famílias que vivem em grandes cidades ou centros urbanos e, muitas vezes, acabam privando suas crianças do imprescindível contato com a nossa natureza, que proporciona um bem fundamental ao desenvolvimento dos pequeninos.


Especialistas do mundo todo afirmam que as crianças, ao vivenciarem as situações sob uma uma perspectiva diferente, serão mais sensíveis e atentas ao que está acontecendo ao seu redor, pois sentirão de verdade que fazem parte de tal contexto.


Muitos famosos e muitas pessoas criativas revelam que buscam inspirações em cheiros, aromas e contatos com a natureza que tiveram ao longo da vida, pincipalmente durante suas infâncias. 

Dentre os diversos benefícios do contato com o mundo natural, estão a expansão das atividades do cérebro, a criação de novas redes neurais e o aumento das conexões entre os neurônios.


Em contato com a terra, os animais, as cores e os sons da natureza, as crianças apuram os cinco sentidos e descobrem novas percepções, reconhecendo a natureza. Tirar o sapato e andar descalço pela grama é diferente do que apenas olhá-la. Por vivermos em uma sociedade baseada no visual, é preciso colocar a criança em contato com o mundo para desenvolver a sensibilidade.


O que ocorre é que as crianças se apropriam da sensação de estar em contato com a natureza e a levam como experiência para a vida. Para elas, os benefícios vão além da saúde mental, uma vez que, o ato de mexer na terra, por exemplo, fortalece o sistema imunológico e auxilia na perda de peso e estimula a independência.


A possibilidade de ter um contato real com pequenos animais, como formigas, minhocas, pássarinhos, patos, galinhas, peixes, tatus, dentre muitos outros,  ajuda no desenvolvimento saudável e feliz das crianças e melhora o entendimento delas sobre os conceitos do que são a limpeza, os modos alimentares, as moradias, os hábitos, etc.


O que realmente importa é que a natureza faça parte do cotidiano da criança, e que ela possa entender que, de fato, contribui e é responsável pela manutenção e equilíbrio do meio ambiente. Essa percepção natural trará variados benefícios como a tranquilidade, a paciência, o respeito, a concentração, a curiosidade, a independência, além de ela poder respirar o ar puro que não é facilmente encontrado na cidade grande.


Atividades como observar o nascer e o pôr do sol, colher frutas diretamente do pé, contemplar um céu estrelado ou ordenhar e beber o leite da vaca, são atitudes praticamente inexistentes nos centros urbanos. Isso faz falta a qualquer criança e, até mesmo, aos grandinhos.


Hotel Fazenda Parador Maritacas acredita que, quando a criança tem a oportunidade de entrar em contato direto com a natureza, ela começa a perceber o mundo a sua volta sob diferentes formas. Sendo assim, procuramos valorizar esse precioso contato, que fará com que nossas crianças sejam muito mais saudáveis.


Estamos prontos e de braços abertos para recebê-los, para podermos proporcioná-los todo esse clima e ambiente de nossa naturaza e, em conjunto, trazer todos os benefícios para a saúde e desenvolvimento de nossas crianças.

Venha conhecer o paradisíaco cenário do Hotel Fazenda Parador Maritacas!!

Nenhum comentário: