terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pesquisa revela hábitos de consumo do turista brasileiro

Pesquisa revela hábitos de consumo do turista brasileiro
Levantamento será estratégico para a formulação de ações e políticas de divulgação do turismo


Os brasileiros planejam as viagens com antecedência, mas efetivam a compra em cima da hora, pagam à vista e preferem montar seus roteiros sozinhos. Nos últimos dois anos, viajaram mais pelo Brasil e avaliaram positivamente o passeio. Os dados fazem parte da pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009 apresentada pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, nesta quarta-feira (04/11), em Brasília. O levantamento foi realizado pelo Instituto Vox Populi a pedido do Ministério do Turismo (MTur).

Segundo o estudo, o número de pessoas que fizeram pelo menos uma viagem pelo Brasil nos últimos dois anos aumentou 83% em relação ao estudo feito em 2007. Dos 2.514 entrevistados, 58,8% viajaram entre 2007 e 2009. Na última pesquisa, esse percentual correspondia a 32%.

“Isso mostra a força do turismo brasileiro. Houve um alargamento do mercado de consumo do país com a entrada de mais de 20 milhões de brasileiros na classe média e isso refletiu no aumento do número de viagens nos últimos dois anos”, ressaltou Barretto durante a coletiva.

A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 17 de junho e 7 de julho deste ano, em 11 capitais do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC); Salvador (BA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Brasília (DF) e Goiânia (GO). Foram ouvidos 2.514 brasileiros com mais de 18 anos de idade, das classes A, B, C e D.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Nenhum comentário: