segunda-feira, 7 de abril de 2014

Dia de São Jorge – Feriado, sim ou não?

Sua história é baseada em apócrifos (termo muito usado pelos católicos, quando se referem a todos os escritos de assuntos sagrados, não incluídos pela Igreja cristã nos livros de inspiração divina, que são considerados autênticos), conta a tradição que São Jorge foi um soldado romano que se converteu ao cristianismo e se tornou padre, motivo pelo qual posteriormente sofreu tortura e decapitação a mando do Imperador Diocleciano, no dia 23 de abril de 303 d.C em Nicomédia - Turquia. Muitos são os milagres atribuídos ao Santo, preserva a reputação de auxiliar nas causas difíceis, a vencer batalhas, perseguições e injustiças. As histórias sobre o santo, chegaram ao Brasil através da Família Imperial. Devoto a São Jorge, D. João I, decretou a presença obrigatória da imagem do Santo guerreiro nas procissões de Corpus Christi em 1387.
Em 1910, o Sport Clube Corinthians Paulista, adotou São Jorge como padroeiro, fato contribuiu ainda mais para o aumento de devotos a São Jorge no País.

Como surgiu o feriado no Estado do Rio de Janeiro

São Jorge é santo padroeiro em diversas partes do mundo: Inglaterra, Portugal (santo secundário), Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, das cidades de Londres, Barcelona, Génova, Reggio di Calabria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscou e Beirute, extra-oficialmente da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião) e da cidade de São Jorge dos Ilhéus, além de ser padroeiro dos escoteiros e da Cavalaria do Exército Brasileiro.
Em homenagem ao Santo guerreiro, Sérgio Cabral, sancionou a lei que institui o dia 23 de abril como feriado estadual no dia 19 de fevereiro de 2008, o projeto de lei é do deputado estadual Jorge Babu, do PT. Segundo a Alerj, o feriado já existia no município do Rio desde 13/11/2001.

Aproveite para Viajar

Este ano teremos 3 feriados consecutivos no Rio de Janeiro (Paixão de Cristo, Tiradentes e Dia de São Jorge), perfeito para aquela viagem tão aguardada e que por tanto tempo foi adiada, já que entre os feriados também há o final de semana. Em resumo, o primeiro feriado cai numa sexta-feira (18/04), o segundo feriado na segunda-feira (21/04) seguido pelo feriado de São Jorge na quarta-feira (23/04). 



Nenhum comentário: