quarta-feira, 2 de abril de 2014

Páscoa, símbolos e seus significados.

O feriado de Páscoa se aproxima e para muitas pessoas, a oportunidade de receber delícias confeccionadas em chocolate, para outros é momento de reflexão e confraternização. O Brasil é o segundo maior país em número de cristãos do mundo, o feriado de páscoa é bastante aguardado, movimenta o turismo e principalmente o comércio. Mesmo quem não se considera cristão, acaba adotando alguns simbolismos característicos da época, como o ato de presentear pessoas queridas com ovos de chocolate. Em algum momento já questionou sobre o papel do ovo, do coelho e a relação desses símbolos com a páscoa cristã?

A Páscoa que conhecemos, tem sua origem na festa judaica do Pessach - que significa "passagem" em hebraico, uma referência à saída dos judeus do Egito e sua libertação da escravidão. “Durante a festa judaica, o ovo - um dos únicos alimentos que não perde a forma depois de cozido - é utilizado como símbolo do povo de Israel. A comemoração foi adaptada pelo cristianismo para relembrar a ressurreição de Cristo, que também representa a renovação da vida. Já o coelho foi uma forma de popularizar a festa”, diz Maria Ângela de Almeida, teóloga da PUC-SP.

Ainda temos a vela que representa o Cristo Ressuscitado, sinos, a alegria pela Ressurreição, o cordeiro representa o sacrifício de Jesus, trigo e uva simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa, o peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo e o girassol sempre voltado para o sol, lembra a necessidade de a humanidade estar sempre voltada para a luz divina, ou seja, o Cristo Ressuscitado. 

Para todos aqueles que preferem viajar, mas não abrem mão da companhia dos familiares, sempre há a opção de visitar o Parador Maritacas :)



Nenhum comentário: